U.Porto Inovação reforça aproximação

Fazendo jus à Terceira Missão da Universidade do Porto, a equipa da U.Porto Inovação continua a trabalhar na aproximação ao tecido empresarial, organizando encontros com empresas de renome nacional e internacional. O objetivo principal desses encontros é fazer nascer parcerias de Investigação & Desenvolvimento e Inovação que beneficiem tanto a Universidade como os seus parceiros, bem como aumentar a rede dos mesmos.

A primeira reunião teve lugar na sede da empresa COLEP (na fotografia, à esquerda), empresa pertencente ao grupo RAR e líder global na produção de embalagens e no fornecimento de aerossóis e outros produtos para indústria de bens de consumo. André Fernandes, Maria Oliveira e Joana Carrilho, da U.Porto Inovação, visitaram a empresa e reuniram com os seus responsáveis de inovação, conversando sobre a possibilidade de uma parceria de médio prazo em I&D e Inovação. Este foi um diálogo que começou na Gala da Inovação da U.Porto em 2016, partindo também do recém reforço da equipa de inovação da COLEP e do incremento da estratégia da empresa em inovação.

Na semana seguinte a U.Porto Inovação visitou a sede do Health Cluster Portugal com o objetivo de avaliar possibilidades de colaboração que passem, por exemplo, pela organização de eventos de aproximação à indústria e de dinamização do sistema nacional de inovação. Esta primeira reunião teve como pano de fundo as atividades de dois projetos financiados (o Helium e o U.Norte Inova) nos quais a Universidade do Porto é parceira através da U.Porto Inovação. Como o próprio nome indica, a área da saúde é uma das principais forças possíveis nesta parceria, vista como prioritária tanto para o HCP como para a Universidade. O HCP tem como objetivo principal a consolidação de um polo nacional de competitividade, inovação e tecnologia de vocação internacional na área da saúde, meta para a qual a U.Porto Inovação poderá contribuir para construir uma vez que está constantemente em contacto com os mais recentes desenvolvimentos tecnológicos e com as novas empresas emergentes.

Esta sessão teve o apoio do U.Norte Inova, um projeto financiado pelo Norte2020, Portugal 2020 e União Europeia.