John Scanlan: Workshop sobre o modelo irlandês de valorização de conhecimento e reuniões com Investigadores da UMinho

Uma mesa cheia de especialistas e interessados na área de Transferência de Tecnologia, sentados à volta da mesma a formar um “anel de conhecimentos”: foi desta forma que estavam dispostos os participantes do workshop sobre o modelo irlandês de valorização de conhecimento, organizado pela TecMinho, que decorreu na passada quarta-feira, na UMinho – Campus de Gualtar.

A dirigir o workshop esteve John Scanlan, Diretor de Comercialização na Universidade Nacional da Irlanda – Maynooth (NIUM), um especialista na matéria, dirigente do importante consórcio de transferência de tecnologia, denominado KT Consortium.

Durante a sessão, foram abordados assuntos de extrema importância, capazes de suscitar um ambiente propício à discussão prática sobre os diferentes desafios – com que tanto a Irlanda como Portugal se deparam – e a pensar sobre estratégias para melhorar o seu desempenho. No leque de participantes que se juntaram a esta atividade, estavam representantes da Universidade do Porto, Universidade do Minho, Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Universidade Católica Portuguesa (Porto) e da INESC-TEC.

13 investigadores receberam ideias de novas metodologias de trabalho por John Scanlan:

A passagem de John Scanlan por Portugal não se resumiu apenas ao workshop. O perito reuniu, ainda, com 13 investigadores na UMinho e analisou as tecnologias de cada um, as quais se inserem nas áreas da Engenharia de Tecidos, Engenharia Ambiental, Engenharia de Materiais, Ciências da Saúde, Engenharia Alimentar e Sensores. Após a análise, pôde aferir as motivações e interesses dos investigadores em termos da valorização das suas tecnologias, num conjunto de recomendações e troca de impressões e boas práticas, extremamente relevantes para o aumento da eficiência na comercialização destas tecnologias.

A importância destas reuniões resumem-se à oportunidade de acesso a novos modelos de trabalho, assim como nos permitiu também identificar oportunidades de melhoria para o nosso processo e até mesmo de colaboração no futuro com a NUIM (National University of Ireland Maynooth).
O evento foi co-financiado pelo Norte 2020 no âmbito do projeto U.Norte Inova.