Fórum Match@Saúde junta mais de 60 agentes na área da Saúde

O Fórum Match@Saúde, que decorreu no passado dia 22 de novembro, marcou mais um passo rumo ao estreitamento de relações entre a academia e a indústria na área da Saúde. O evento visou debater as prioridades e necessidades tecnológicas neste setor e, sobretudo, a importância de mudar a forma sobre como a Investigação e Desenvolvimento são feitos, e como isto poderá ter um impacto preponderante na translação dos resultados de I&D da academia para a indústria/mercado.

O evento foi aberto pelo keynote speech do Professor Mike Eaton (Universidade de Oxford, Reino Unido) sobre as diferenças entre Investigação e Desenvolvimento e a respetiva distância que os separa. A intervenção foi seguida da apresentação de dois casos de sucesso de translação de resultados nas Ciências da Saúde para mercados nacionais e internacionais pelos Professores Nuno Sousa (Centro Clínico Académico) e Cidália Pina-Vaz (FASTInov).

A sessão culminou com um debate, em formato de mesa-redonda, onde foram discutidas boas-práticas, desafios e experiências que contou com a intervenção de um painel de excelência composto por António Murta (Pathena), Nuno Sousa (Centro Clínico Académico/Pathena/UMinho), a Purificação Tavares (CGC Genetics) e Mike Eaton (UOxford) e com a moderação de Marta Catarino (TecMinho).

Os resultados do evento foram amplamente positivos, tendo havido uma participação muito ativa da parte do público participante, sendo clara a mensagem final: ainda há muito a fazer para exponenciar a translação do laboratório para o mercado em diferentes níveis.

Ao nível político, onde existem diversas barreiras e a existência de expertise científica e industrial é preponderante.

Ao nível financeiro, onde se tem vindo a investir demasiado em áreas sem potencial.

E, por último, ao nível da academia, onde é preciso “terminar” o mais rapidamente possível projetos sem potencial, afim de canalizar investimento para os ativos mais promissores.

Como forma de reforçar o impacto da iniciativa Match@Saúde, foram ainda promovidas 6 sessões de consultoria “flash”, onde 6 projetos promissores na área das ciências da saúde tiveram a oportunidade de reunir com um painel de peritos com uma vasta experiência em I&D industrial e desenvolvimento de negócio ao longo de sólidas carreiras na indústria farmacêutica (Bayer, Boehringer Ingelheim), que avaliaram e apoiaram os projetos através de um conjunto de recomendações para acelerar o seu sucesso.